segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Peças de património histórico de Câmara de Lobos desaparecem misteriosamente


















Foi para denunciar o "roubo" de duas peças de património histórico que a candidatura do PND à Câmara Municipal de Câmara de Lobos se apresentou, ontem à tarde, à entrada da capital do concelho. Com declarações bombásticas, José Manuel Coelho apontou mesmo quem são os 'amigos do alheio': "senhores do PPD/PSD que são pessoas desonestas e que estão a roubar o cidadão de Câmara de Lobos".

O primeiro objecto que terá sido roubado foi o painel em bronze, da autoria de Henrique Costa, que estava fixado à entrada de Câmara de Lobos alusivo à visita do primeiro-ministro britânico Winston Churchill pouco após a II Guerra Mundial. "Desapareceu misteriosamente", descreveu o candidato. O segundo caso envolve uma fonte de 1932 em cantaria na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. "O PPD/PSD e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos alargaram a estrada, depois desapareceram as pedras de cantaria dessa fonte centenária (sic)", avançou na mesma toada.

O candidato do PND não tem dúvidas que são "senhores do PPD/PSD" que estão por detrás do roubo. "Não contentes com os negócios fraudulentos que fazem, ainda roubam o nosso património cultural e histórico", desabafou.

José Manuel Coelho explicou que esta denúncia poderá servir para evitar que estes casos tenham o desfecho que um outro ocorrido há mais anos. "Faz-me lembrar o desaparecimento das pratas da Assembleia Regional. No edifício da antiga Junta Geral havia umas pratas valiosíssimas, com mais de cem anos, que desapareceram e sabe-se que actualmente estão na casa de um figurão do regime jardinista", declarou.

Quanto às peças de património camaralobenses desaparecidas, Coelho não tem dúvidas que o presidente da autarquia, o social-democrata Arlindo Gomes, "sabe onde é que se encontram", pelo que desafiou-o a dizer quem tem o painel de Churchil e a cantaria da fonte do Estreito.

Miguel Fernandes Luís


Nenhum comentário: