Só em 2008 C.ª Lobos pagou mais de 100 mil euros pelos custos das auditorias
Arlindo Gomes foi o alvo das criticas da oposição devido ao relatório das auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas (TC) a quatro polémicas empreitadas, que imputam ao executivo responsabilidade financeira sancionatória, puníveis com multa. Tudo porque autorizou a adjudicação dos trabalhos 'a mais' em violação com o regime jurídico das empreitadas de obras públicas.
Particularmente visado no relatório, o presidente da Câmara, além de (tentar) explicar-se sobre as acusações que recaem sobre si e de admitir que novos relatórios poderão surgir, garantiu que vai avançar com "recurso para as instâncias que têm legitimidade para decidir". Não deixou também de criticar os custos que representam estas auditorias, que neste caso particular ascendem aos 11 mil euros de emolumentos a pagar pela autarquia. "Só em 2008 somos capazes de ter pago mais de 100 mil euros", admitiu, para logo acrescentar: "O TC é uma instituição muito lucrativa", insinuou.
O assunto 'quente' que dominou a sessão da Assembleia Municipal, marcada pela falta de três presidentes de Junta - C.ª Lobos, Jardim da Serra e Quinta Grande - deixou isolada a maioria PSD, que procurou minimizar o 'oneroso' impacto do relatório técnico do TC, com base na apreciação política de quem governa. Rui Fernandes fez a 'defesa' do executivo, alegando que as obras em causa foram realizadas no "cumprimento dos compromissos estabelecidos com a população".
Posição antagónica tiveram todos os partidos minoritários, que em 'uníssono', não pouparam nos reparos e até críticas contundentes à governação de Arlindo Gomes...
Faria desconhece o seu futuro político
Apesar de ser dado como 'afastado' pelo PSD, pelo menos da liderança da próxima lista concorrente à Assembleia Municipal de Câmara de Lobos, o ainda presidente da Mesa, Jorge Faria, garante nada saber quanto ao seu futuro político. Parco em palavras sobre a sua provável substituição por Rui Fernandes, Jorge Faria sustentou apenas que até esta sexta-feira de manhã ainda ninguém lhe tinha dito para continuar ou sair. Como tal, alega que ainda desconhece o que lhe reserva o futuro no seio dos social-democratas câmara-lobenses.
Orlando Drumond
Com a devida vénia do DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário